CEARÁ

PF cumpre mandados contra grupo suspeito de desviar R$ 50 milhões em financiamentos rurais no Ceará

Segundo a PF, o esquema pode ter fraudado mais de 350 contratos de financiamentos entre 2009 a 2011.

A Polícia Federal cumpre oito mandados de busca e apreensão contra um grupo investigado por desvios em financiamentos rurais nos municípios de Fortaleza, Morada Nova, Tabuleiro do Norte e Quixadá, na manhã desta sexta-feira (10). A ação faz parte da terceira fase da Operação Gremlins.

As investigações da PF apontam que o esquema criminoso gerou prejuízo aos cofres públicos em um montante que poderá ultrapassar R$ 50 milhões, conforme dados levantados nas 1ª, 2ª e 3ª fases da Operação Gremlins.

A operação desta sexta tem o objetivo de coletar novos elementos de prova relacionados à atuação de um grupo criminoso responsável pela aprovação fraudulenta de 351 financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), contratados nos anos de 2009 a 2011 junto à agência do BNB de Limoeiro do Norte.

Fraudes em contratos

As medidas foram determinadas pela 15ª Vara da Justiça Federal em Limoeiro do Norte, que autorizou, ainda, o bloqueio de contas e bens móveis dos investigados. Segundo a PF, serão indiciados dez suspeitos envolvidos nas fraudes, entre os quais funcionários do BNB, pecuaristas, elaboradores de projetos e lideranças de projeto de assentamento.

Alguns já respondem a processos na Justiça Federal de Limoeiro do Norte por fraudes na obtenção de financiamento relacionadas à 1ª fase da operação.

Os indiciados poderão responder, de acordo com o nível de participação, pelos crimes de associação criminosa e fraude na obtenção de financiamento, com aumento de pena em razão do prejuízo causado a instituição bancária oficial. Já os bancários, em razão da função exercida, poderão responder também pelo crime de gestão fraudulenta.

O nome da operação é uma alusão aos personagens do filme homônimo da década de 80, que mostrava um bichinho aparentemente inofensivo que se multiplicava rapidamente e se transformava no contato com água.

Fonte: G1 CE

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios