Brasil & Mundo

Incêndio atinge Catedral de Notre-Dame, em Paris

Um incêndio atingia a Catedral de Notre-Dame nesta segunda-feira, com chamas violentas que devastavam um dos cartões postais de Paris, em uma enorme perda para a cidade e para a França.

O fogo irrompeu no telhado da catedral de séculos de existência e rapidamente envolveu o pináculo, que desmoronou.

Uma grande coluna de fumaça se espalhou pela cidade, e as cinzas cobriram uma área ampla.

“Como todos nossos compatriotas, eu estou triste nesta noite de ver essa parte de todos nós queimar”, escreveu o presidente francês, Emmanuel Macron, no Twitter.

“Basicamente todo o telhado se foi. Eu não vejo esperanças para a construção”, disse a testemunha Jacek Poltorak, que observava o incêndio de uma varanda no quinto andar de um prédio a duas quadras da fachada sul da catedral, um dos lugares mais visitados da França.

Bombeiros isolaram a área ao redor da Notre-Dame, que fica em uma ilha no rio Sena e marca o centro exato de Paris. Os prédios ao redor também foram esvaziados.

O presidente Emmanuel Macron cancelou um pronunciamento que deveria fazer à nação na noite desta segunda-feira. Uma autoridade presidencial disse que ele irá ao local do incêndio.

A rede de televisão France 2 noticiou que a polícia está tratando o acontecimento como um acidente.

A catedral do século 12, que está presente no romance clássico “O Corcunda de Notre-Dame” de Victor Hugo, atrai milhões de turistas todos os anos.

A Notre-Dame estava passando por reformas. Algumas seções estavam cobertas por andaimes e estátuas de bronze foram removidas na semana passada para receber cuidados.

Fonte: Reuters
Por Sybille de la Hamaide, Simon Carraud e Sudip Kar-Gupta

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios