Home Paraíba Após perder o seio e os cabelos, jovem de Cajazeiras supera câncer de mama e vira símbolo de luta

Após perder o seio e os cabelos, jovem de Cajazeiras supera câncer de mama e vira símbolo de luta

0
372

A técnica em enfermagem Francisca Kelly Félix Alexandre, de 26 anos, é um exemplo de coragem e superação em Cajazeiras. No mês de maio de 2016 ela fez o autoexame nos seios e notou algo estranho. Depois de conversar com familiares, decidiu procurar o Posto de Assistência Primária à Saúde (PASP) do bairro São José, na zona norte da cidade, onde foi constatado que havia um nódulo na mama esquerda. Mais tarde veio o diagnóstico: Kelly estava com câncer de mama.

Imediatamente ela começou o tratamento em João Pessoa que durou 10 meses. Primeiro teve que retirar a mama para evitar a metástase do câncer. Depois enfrentou várias sessões de quimioterapia, radioterapia e a perda do cabelo, momento este que foi mais dramático do que a própria mastectomia, segundo ela.

“No começo não foi fácil. A gente se desespera. Só que em nenhum momento eu me desesperei demais achando que ia morrer por conta da doença. Fiz tudo que tinha que ser feito. O mais difícil realmente foi a parte da quimioterapia porque os cabelos acaem. Infelizmente a mulher tem esse amor por cabelo”, conta a jovem.

O apoio da família foi algo que motivou Kelly em busca da sua recuperação. Seu esposo Thiago Alves (33) recorda que esteve ao lado da companheira em todos os momentos.

“Não foi um momento fácil, mas sempre mostrando pra ela o apoio, a dedicação a ela e sempre dizendo a ela que a gente ia vencer, que em momento algum ela ia ficar sem mim”, disse.

Dentro da campanha Outubro Rosa a médica Alice Gagluiffi, que atua no PASP, orientou que as mulheres procurem realizar o autoexame, mas que também é indispensável a avaliação de profissionais da saúde.

“É importante que se toquem em casa, que se examinem para se conhecerem; e quando virem a perceber alguma alteração que não é o normal delas, que procurem a unidade de saúde mais breve possível”, ressalta.

Hoje, após vencer o câncer e sem vergonha de ser feliz, Kelly Félix usa uma prótese mamária externa e é símbolo de superação para outras mulheres.

Diário do Sertão

 

Veja Também

CARRO DESGOVERNADO DE EMPRESÁRIO BATE EM ÁRVORE EM PJM.

Um acidente registrado na madrugada deste Domingo (22) por pouco não terminou em tragédia …