Conecte-se conosco

Ceará

Avião chega a Fortaleza com carga de 50 mil testes rápidos de Covid-19

Empresa responsável pela importação espera mais 250 mil testes que devem chegar ao Ceará no final de maio.

Publicado

em

Ceará recebe 50 mil kits de teste rápido de Covid-19 — Foto: Helene Santos/SVM
header ads

Uma carga com 50 mil novos testes rápidos chegou ao Ceará na tarde desta quinta-feira (21), no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. Os kits de diagnóstico foram adquiridos por uma empresa cearense especializada em equipamentos médicos em uma parceria com um laboratório canadense.

Os exames foram comprados por instituições da rede de saúde privada e pública, como o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), responsável pela gestão de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza.

O Ceará já fez mais de 75 mil exames de detecção de coronavírus e é um dos Estados que mais testa a população. Já são 30.714 casos confirmados e 2 mil óbitos.

O avião saiu do Canadá, passou por Campinas e Recife. Também são compradores da carga laboratórios privados, incluindo um que fez parceria com o Ceará Sporting Club para montar um ponto de coleta no clube e testar atletas e funcionários na volta aos treinos. Conforme o proprietário da empresa importadora, a Prefeitura de Sobral, no interior do Estado, também adquiriu uma parte dos testes.

Foto: Reprodução/Reprodução

O modelo do teste rápido que será comercializado é diferente dos que já são utilizados no Estado, segundo o dono da empresa, Clayton Medeiros Freitas.

O empresário explica que o teste canadense permite que sejam analisados separadamente os anticorpos IgG e IgM, que aparecem no organismo em resposta ao coronavírus, sem a necessidade de duas coletas, como acontece com outros testes rápidos. Eles indicam períodos diferentes da infecção. “Assim você vai conseguir ter, através dessa detecção, uma análise melhor da evolução desse paciente”, diz Clayton.

Além desta carga, a distribuidora espera a entrega de testes rápidos e do modelo PCR-RNA de uma empresa chinesa, localizada em Wuhan, especializada em diagnósticos. Os kits chineses devem chegar na sexta-feira (29). De acordo com Clayton, a empresa espera receber 250 mil testes das duas companhias internacionais parceiras por semana, totalizando 1 milhão de kits de diagnóstico da Covid-19 por mês.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Reprodução/Infografia/G1

Fonte: G1 CE 21/05/2020 16h51

--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Ceará

Plano de retomada da economia no Ceará prevê liberação de setores do comércio já na primeira de quatro fases; veja lista

O governador Camilo Santana anunciou as mudanças na tarde desta quinta-feira (28), em suas redes sociais. São previstas quatro fases, além de uma de transição.

Publicado

em

Centro de Fortaleza permaneceu com as portas de lojas fechadas durante o período de isolamento social. — Foto: José Leomar/Sistema Verdes Mares
header ads

O governador do Ceará, Camilo Santana, divulgou nesta quinta-feira (28) os detalhes do plano de retomada das atividades econômicas do estado em recuperação aos efeitos da epidemia do novo conoravírus (SARS-CoV-2). A partir do dia 1º de junho até o dia 7, haverá uma fase de transição, seguida por outras quatro, cada uma com 14 dias, com a divisão das atividades liberadas para retomarem por grupos. Já na primeira fase, setores do comércio já poderão funcionar. Escolas estão na última fase.

Também na primeira fase serão permitidas a atuação da indústria química, 30% da cadeia da construção civil em obras com até 100 operários; lojas de construção civil; cadeia da saúde (óticas, escritórios, clínicas de dentistas); e cuidados pessoais, como cabeleireiros e barbeiros.

Todo o processo será avaliado e poderá sofrer mudanças, contudo. Segundo Camilo, o plano de retomada é comportamental, baseada em critério de risco sanitário e outro econômico e social. As fases serão especificadas por decretos.

O anúncio foi feito por meio das redes sociais do governador. Antes, no mesmo pronunciamento, o secretário da Saúde do estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o dr. Cabeto, mostrou gráficos que, segundo ele, demonstram a eficácia do isolamento social na redução do crescimento de casos e óbitos por Covid-19.

Confira abaixo como será o retorno de cada setor da economia durante o plano de retomada econômica no Ceará.

Fase de transição (1/06)

Fase de transição correspondendo aos primeiros sete dias de retomada econômica no Ceará. — Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Primeira fase (8/06)

Primeira fase do plano de retomada econômica no Ceará. — Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Segunda fase (22/06)

Segunda fase do plano de retomada econômica do Ceará — Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Terceira fase (6/07)

Terceira fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Quarta fase (20/07)

Quarta fase do plano de retomada econômica do Ceará. — Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Confira alguns destaques do plano de retomada econômica

Escolas

  • Passam a funcionar na quarta fase do plano, inicialmente a partir de 20 de julho

Igrejas e templos

  • Entre 22 de junho e 5 de julho podem funcionar com 20% de sua capacidade
  • Entre 5 e 19 de julho podem funcionar com 50% de sua capacidade
  • A partir de 20 de julho podem funcionar com 100% da capacidade

Salões de beleza e barbearias

  • A partir de 1º de junho poderão funcionar com 30% de sua capacidade
  • A partir da terceira fase poderá funcionar com 100% de sua capacidade

Academias, clubes, shows e espetáculos

  • Poderão funcionar com 100% da capacidade na quarta fase do plano, inicialmente a partir de 20 de julho

Shoppings

  • A abertura dos estabelecimentos nos shoppings segue a ordem de abertura de cada setor de comércios e serviços, contando a partir da primeira fase do plano, inicialmente prevista para 8 de junho

Cinemas

  • Poderão funcionar com 100% da capacidade na quarta fase do plano, inicialmente a partir de 20 de julho

Treinos dos times de futebol

  • Os clubes de futebol participantes da final do Campeonato Cearense (Ceará, Fortaleza, Ferroviário, Barbalha, Guarany de Sobral, Pacajus e Caucaia) poderão voltar a treinar já na fase de transição, a partir de 1º de junho
  • Também em 1º de junho poderão volta a treinar atletas de esportes individuais

Transporte

  • Metrofor e transporte rodoviário na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) estão na fase de transição e voltarão a funcionar a partir de 1º de junho com 30% da capacidade
  • Transporte rodoviário interestadual, excursões e locação de automóveis fazem parte da 4ª fase da retomada, a partir de 20 de julho

Números no Ceará

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) chegou a 2.671 nesta quarta-feira (27) no Ceará. Os casos de infectados pela Covid-19 atingiu 37.275 pessoas até as 17h21, última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Fonte: G1 CE 28/05/2020 13h44

Continue lendo

Ceará

Ceará chega a 37,8 mil casos de Covid-19 e tem 2.733 óbitos pela doença

O número de pacientes recuperados é de 24.979, de acordo com a plataforma IntegraSUS, atualizada às 18h04 desta quinta-feira (28).

Publicado

em

- Foto: Reprodução/Reprodução
header ads

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) chegou a 2.733 nesta quinta-feira (28) no Ceará. Os casos de infectados pela Covid-19 chegou a 37.821 conforme a atualização das 18h04 da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).

Fortaleza, que concentra o maior número de ocorrências do estado, aparece com 21.328 pessoas acometidas pela enfermidade e 1.804 pessoas que perderam a vida em razão da doença.

Outros municípios que passaram de mil infectados são Caucaia, Sobral e Maracanaú. Enquanto Caucaia contabiliza 1.279 pessoas com a Covid-19 e 78 óbitos, Sobral tem 1.186 diagnósticos e 57 mortes. Já Maracanaú aparece com com 1.068 casos da doença e 95 falecimentos.

A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 46.895 e em todo o estado houve a recuperação de 24.979 pessoas.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Veja outras informações da plataforma:

  • 92.34 2testes realizados;
  • A taxa de letalidade da doença no Ceará é de 7,2%.

Fonte: G1 CE 28/05/2020 10h53

Continue lendo

Ceará

Polícia acaba com festa de 50 pessoas em chácara e apreende drogas no interior do Ceará

No local estavam vários adolescentes. Foram apreendidos papelotes de cocaína, crack e bebidas alcoólicas.

Publicado

em

Chácara está localizada no Bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte. — Foto: Reprodução/Polícia Militar/Divulgação
header ads

Em meio à pandemia do novo coronavírus e medidas de isolamento social no Ceará, a Polícia Militar foi acionada, na noite desta terça-feira (26), para acabar com uma festa com cerca de 50 pessoas em uma chácara no Bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri do Ceará.

Segundo a polícia, 25 pessoas foram encaminhadas para Delegacia Regional de Polícia Civil. Doze eram adolescentes e foram acompanhados pelos responsáveis. Policiais apreenderam ainda papelotes de cocaína, uma pedra de crack e bebidas alcoólicas.

De acordo com informações da polícia, os policiais receberam por meio do Ciops, denúncias de que na chácara ocorria uma festa e nela estavam vários jovens. Equipes da Polícia Ambiental, Força Tática e Policiamento Ostensivo Geral (POG) foram até o local.

Ao chegarem à chácara, os agentes de segurança descobriram que um dos organizadores da festa era uma jovem de 19 anos. Ainda segundo a polícia, o proprietário da chácara é um homem conhecido na região por alugar a chácara para promover festas. A polícia lavrou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) por violação ao decreto estadual de isolamento social contra a jovem de 19 anos. Em seguida, ela foi liberada juntamente com as outras pessoas.

Casos no Ceará

O Ceará chegou aos 37.143 mil casos de Covid-19 e registrou 2.630 óbitos pela doença. Foram somados mais 27 mortes ao comparado a da última atualização divulgado às 17h43 desta terça, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), atualizada às 9h21 desta quarta-feira (27). Fortaleza, epicentro da pandemia no estado, já tem 20.855 pessoas com a doença e 1.772 mortes.

O município de Caucaia, na Grande Fortaleza, soma 1.251 casos confirmados de Covid-19 e registra 71 óbitos em decorrência da doença. A cidade é a mais afetada pelo novo coronavírus no Ceará, depois da capital cearense. As cidades de Sobral e Maracanaú também já ultrapassaram mil casos de infecção pelo novo coronavírus, com 1.167 e 1.063 ocorrências respectivamente.

A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 46.680 e em todo o estado houve a recuperação de 24.085 pessoas.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Veja outras informações da plataforma:

  • 90.599 testes realizados;
  • A taxa de letalidade da doença no Ceará é de 7,1%.

Plano de retomada da economia

O plano de reabertura da economia do Ceará deverá ser apresentado na manhã desta quarta-feira (27). A informação foi confirmada pelo secretário de desenvolvimento econômico e trabalho do Estado, Maia Júnior, em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará.

Segundo o titular da SDE, o governador Camilo Santana irá apresentar a versão final do projeto aos representantes dos setores econômicos ainda na noite desta terça-feira (26). “Vamos apresentar a versão final ainda hoje, às 19h, para os representantes da economia para que possam analisar e fazer alguma consideração. Se tudo for aprovado, o governador deverá apresentar amanhã pela manhã”, disse Maia.

Fonte: G1 CE 27/05/2020 12h03

Continue lendo

Destaques