Conecte-se conosco

Destaque

Luis Gomes/RN: Confirmado primeiro caso do COVID-19, na cidade.

Publicado

em

header ads

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na noite desse domingo 29, o primeiro caso positivo para CORONAVÍRUS na cidade.

Trata-se de uma jovem, do sexo feminino, 20 anos, que teve contato com caso confirmado em Natal, capital do Estado. A paciente que apresentou incialmente sintomas leves, no momento está assintomática e encontra-se em isolamento, tomando todas as precauções necessárias, conforme protocolos.

A Equipe de Saúde do Município está dando todo o amparo necessário e continuará monitorando diariamente o quadro clínico da mesma.

Desde a notificação da paciente como caso suspeito manteve-se contato com todos os seus comunicantes, os quais foram colocados sob vigilância, orientando-os sobre o isolamento.

Com a confirmação do caso positivo, é necessário ressaltar, ainda mais, a importância de manter-se em isolamento social e tomar todas as precauções orientadas pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Governo Estadual e Municipal.

CONFIRA AQUI O BOLETIM INFORMATIVO DA SECRETARIA DE SAÚDE DE LUIS GOMES

Luís Gomes/RN, 29/03/2020.

Fonte: Assessoria

--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Destaque

Live do Gilson Mania arrecada mais de 21 toneladas de alimentos, e cantor anuncia que dia 06 de junho tem mais uma live.

Publicado

em

header ads

Em meio a pandemia do coronavírus e isolamento social, artistas encontraram nas lives um meio de entreter o público e incentivar a ficar em casa e arrecadar doações para ajudar pessoas e instituições que estão necessitando de ajuda. O cantor Gilson Mania comemorou os resultados da última live feita pelo canal do YouTube dia 16 de maio. O cantor divulgou um resumo das doações recebidas e agradeceu pela oportunidade de ajudar em um momento tão complicado como este de pandemia da COVID-19. No total foram arrecadados 21 toneladas em alimentos, máscaras e álcool em gel, 1000 pães e 500 litros de iogurte.

A campanha teve como objetivo colaborar com os músicos que estão há mais de três meses sem trabalhar por causa da pandemia da Covid-19). Técnicos de som e iluminação, carregadores de equipamentos, dentre outros profissionais também foram beneficiados. Já aconteceram cerca de 34 mil visualizações no canal do Youtube do músico Gilson Manai.
A live do cantor Gilson Mania já atendeu 302 pessoas do mercado musical, as Comunidades rurais de Vieirópolis do Bonfim e Pinhão ( terra natal de Gilson Mania), Casa de Recuperação de Casa de Recuperação Feminina de Dependentes Químicos, Santa Ágata; Bairro Alto Capanema; Alto do DNOCS, Conjunto Raquel Gadelha; Jardim Santana; Rua do Campo do Mutirão: Campanha da UFCG; sorteios na Rádio Líder FM; Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Sousa-PB; Rua Castro Alves; Circo do Babalu; Circo Amazonas; Assentamento Imaculada; Ministério de Música Philia; Pastoral da Matriz; Igreja do Distrito de São Gonçalo e a Casa da Misericórdia de Acolhimento do povo da Rua, no bairro da Estação.

Gilson Abrantes é um homem de grande relevância para a região do Alto Sertão Paraibano, como como comunicador, músico, compositor, multimídia, humorista e formador de opinião. Gilson Mania ultrapassou a barreira da regionalidade, tornando-se o artista reconhecido em vários estados da federação.

E dia 6 tem mais:

Neste sábado dia 6 de junho, Gilson Mania fará a abertura oficial do São João 2020 no Sertão, com a Live Arraial do Mania a partir das 16h em seu canal oficial no Youtube, e ele avisa: “Com certeza será maior ainda”, disse o músico Gilson Mania.

“Nós sabemos que esses colegas músicos estão sofrendo muito. A maioria deles sobrevive de pequenos shows em restaurantes, bares, cafés e casas de eventos e, como tudo está suspenso em razão da COVID-19, estão sem ganhar dinheiro. É preciso lembrar destes nossos irmãos. É importante não esquecermos dos artistas neste período”, disse Gilson Mania.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Continue lendo

Destaque

Funesc apresenta penúltima semana da programação “Meu Espaço” – Compartilhando cultura  com destaque para Júnior Pereira da cidade de  Uiraúna nesta quarta-feira 03.

Publicado

em

header ads

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) iniciou ,  na última segunda-feira (1º), a quinta semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A penúltima semana, que acontece de 1 a 7 de junho, traz 18 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações.

A programação do Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.  Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perder a estreia ou quiser assistir maratonando. A sessão de estreia do projeto aconteceu no dia 6 de maio e desde então já chega a 22 mil visualizações só no material do projeto.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado, seu processo criativo e trajetória artística.

O projeto também traz inclusão social por meio de interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

Quinta semana – A penúltima semana do projeto abriu  os trabalhos na segunda-feira (1º) com o vídeo de Vinícius Dadamo, que preparou uma oficina de criação e finalização de mapa de palco e luz utilizando o programa LXFree. Em seguida, foi  exibido o vídeo ‘Mulheres da Poesia Brasileira’, em que as atrizes Fernanda Maranho, Eslia María, Barbara Azevedo e Carolê Sousa simulam uma ‘live’ reunindo grandes nomes femininos da poesia como Anayde Beiriz, Clarice Lispector, Cecília Meireles e Elisa Lucinda. Na sequência estreia o vídeo ‘Curadores: Circuitos Ativos 100mg’, do artista visual Everton David. Para fechar o dia, Filosofino apresenta seu ‘Diário de Quarentena’ na forma de poesia falada.

Já a quarta-feira está recheada de atividades de formação e apresentações, começando com a ‘Oficina de coco de roda da Paraíba’, ministrada pela mestra Ana do Coco Novo Quilombo (Conde). Em seguida, a família circense do Montagem Circus estreia seu vídeo com fragmentos de números de mágica, aéreo e cubo. Na sequência, o escritor Júnior Pereira apresenta resenhas de obras da literatura brasileira em ‘Literacultura’. O dia finaliza com dois vídeos musicais – banda Flores Baldias e, por último, Bodão Ferreira, com ‘Voz, Violão e Poesia’.

Na sexta-feira tem mais! O dia começa com workshop de breaking dance de BBoy Invictus para dançar em casa. Em seguida, a atriz Eulina Barbosa apresenta o seu ‘Devaneio compartilhando um processo’. Na sequência, Mari Oliveira traça um histórico sobre a cena do slam na Paraíba. Para quem está com saudade de dançar um forró, o dia fecha com Sandra Belê e o vídeo ‘Daqui de casa, o São João da gente’, reunindo música e poesia rimada.

O domingo traz mais cinco vídeos, começando por Marina Carneiro, que apresenta a história do balé em ‘Pelo mundo da dança’. Em seguida, ‘As aventuras de Trupizupe’, com Yorrana Bizai. Na sequência, o circense Flávio Manzano mostra ‘Magia’ e a atriz Renata Dourado entra em cena como a ‘Palhaça Beterraba’. A semana fecha com o artista visual Ítalo Tavares e o vídeo ‘Corage na tela: graffiti em tempos de pandemia’.

 

Sinopses – Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Programação Virtual

Semana 5

03/06 – QUARTA

17h – Oficina de Coco de Roda da Paraíba: Um enfoque na corporalidade das danças

Mestra Ana do Coco Novo Quilombo – Culturas Populares -Conde

Sinopse: Oficina aborda teoria e prática. A parte teórica é desenvolvida por meio de uma conversa sobre a brincadeira do coco de roda praticada na Paraíba: a importância da roda, as diferentes linguagens, canto, dança, instrumentos e toques. Somando-se à conversa são praticadas as cantigas e a dança dessa brincadeira. Tempo total do vídeo: 19 minutos e 15 segundos.

Ficha técnica – Ministrante, captação de imagem e roteiro: Mestra Ana

Redes sociais:

Facebook: Ana Rodrigues

Instagram: @quilombo_ipiranga_ /Apoios: @folguedosparaibanos @cocoacaua @artecasaec

17h30 – Família Circense em Fragmentos de Mágica, Aéreo e Cubo

Montagem Circus – Circo – João Pessoa

Sinopse: Artistas circenses apresentam três números: o primeiro é “ Mala Muscovita”, apresentado por duas mulheres de preto, uma é amarrada e trancada na mala, a outra fica encima da mala envolvida em um biombo e em questão de segundos a troca acontece , inclusive com troca de figurinos. Segundo – ‘Homem Pássaro’ – Número de aéreo em tecido reduzido, no qual o circense executa várias acrobacias aéreas em movimento, chegando a uma altura entre 4 a 5 metros.Terceiro –‘Cubo Olímpico’ – A circense, com a ajuda da sua patner, faz malabarismo com três cubos diferentes em tamanho e formato, demonstrando agilidade e criatividade com os aparelhos.

Ficha técnica – Circenses: Naiane Santos, Tati Ribeiro, Enzo Gabriel /Filmagem: Wagner Jr / Apresentador: Marcos José / Sonoplastia: Daniel Velásquez / Iluminação: José Carlos

Redes sociais:

Instagram: @montagemcircus

17h45 – Literacultura

Júnior Pereira – Literatura – Uiraúna

Sinopse: O projeto Literacultura difunde a literatura brasileira através de obras em prosa dos autores clássicos consagrados de nosso país. Antonio Pereira Lontras Junior apresenta resenhas de obras, enumerando aspectos relevantes, como contexto histórico, autor, personagens e construção da narrativa. Duração: 20 minutos.

Ficha técnica – roteiro, captação de imagem, edição: Júnior Pereira

Redes sociais:

Facebook: Junior Pereira

Instagram: @pereirajun_

18h15 – Flores Baldias

Flores Baldias – Música – Itapororoca

Sinopse: Durante a quarentena pelo Covid-19, com agendas de shows canceladas, artistas se mantêm em casa evitando o contágio e apesar atribulações e dificuldades, tentam manter viva a música dentro de cada um. Essa mistura de sentimentos é acompanhada pela trilha sonora que dá lugar a uma música autoral e inédita: “Chover no Sertão”.

Ficha técnica – Cantor, guitarrista, ator, roteirista, editor de áudio e vídeo: Jordão Ribeiro de Assis / Guitarrista, ator, roteirista, editor de áudio e vídeo: Caio Lopes / Baixista, ator, roteirista: Mateus Alberto / – Percussionista e ator – Mikael Lopes / Baterista e ator: J. Everton

Redes sociais:

Facebook: Flores Baldias

Instagram: @floresbaldias

YouTube: Flores Baldias

18h30 – Bodão. Voz, violão e poesia

Bodão Ferreira – Música – Alagoa Nova

Sinopse: Apresentação de músicas e poesias autorais em voz e violão, voltadas para a educação popular e com narrativas sobre relações interpessoais, discussões políticas e manifestações sócio-culturais e religiosas.

Ficha técnica – Composições das músicas e poemas; arranjos; violão e voz; vídeo; edição e direção:  Bodão Ferreira

Redes sociais:

Instagram: @bodao_ferreira

05/06 – SEXTA

17h – Dança em Casa

BBoy Invictus – Dança – João Pessoa

Sinopse: Workshop de Breaking, para público de todas as idades, iniciando com exercícios de alongamentos e fortalecimento, passando em seguida para movimentos básicos do Breaking que são unidos, finalmente, em uma sequência coreográfica.

Ficha Técnica – Direção: Rodrigo Almeida; Música: DJ Lean Rock; Vídeo Edição: Rodrigo Almeida; Iluminação: Hanna Brandão.

Redes sociais:

Facebook: Rodrigo Almeida

Instagram: @bboyinvictus

17h45 – Devaneio, compartilhando um processo

Eulina Barbosa – Teatro – João Pessoa

Sinopse: O vídeo começa com a atriz se apresentando reforçando o recado sobre a necessidade de “Ficar em casa” nesse momento de pandemia. Em seguida, a atriz fala do processo que originou a montagem do espetáculo, como se deu o processo da escrita do texto até a montagem. Na segunda parte, a atriz faz uma releitura de algumas cenas do espetáculo, num cenário improvisado, estrutura montada na sala do apartamento com o auxílio de Humberto Dias e Mateus Barbosa. Ao término da performance a atriz agradece a todos.

Ficha técnica – Atriz: Eulina Barbosa / Cenário e gravação: Humberto Dias / Operador de som: Mateus Barbosa / Realização: Braúnas Produções Culturais

Redes sociais:

Facebook: Eulina Barbosa Barbosa / Braúnas Produções Culturais

Instagram: @eulibarbosa / @braunaspc

18h15- A cena do Slam

Mari Oliveira – Poesia Falada – João Pessoa

Sinopse: A poesia falada ganhou as ruas das cidades paraibanas através dos “slams” um movimento cultural de periferia que aqui na Paraíba começou em 2017 e que têm crescido através dos coletivos e das redes sociais.  Poetas e organizadoras (es) integrantes dessa “Cena” apresentam suas histórias,suas poesias e os desafios desse novo período de pandemia.

Ficha técnica – Captação de imagem, edição, texto: Mari Oliveira

Redes sociais:

Facebook: Mariane Oliveira

Instagram: @marenlatormenta

18h45 – Daqui de Casa, o São João da Gente

Sandra Belê – Música – João Pessoa

Sinopse: Sandra Belê, além de falar sobre a sua carreira e conscientizar a todos para com os cuidados com a COVID-19, narra, através de um texto rimado de autoria própria e músicas de compositoras e compositores paraibanos, este festejo que ultrapassou os limites nordestinos e adentrou o Brasil e várias partes do mundo.

Ficha técnica – Produção e Execução do Projeto; captura de Imagens; cenografia; figurino e maquiagem; edição do vídeo / edição da Vinheta / criação de texto rimado: Sandra Belê

Assistente de produção e cenografia: Maria Ivete (mãe) –  Colaboração com roteiro / Correção do texto rimado: Roberta Rocha (colaborou à distância, via internet)

Redes sociais:

Facebook: Sandra Belê

Instagram: @sandrabeleoficial

Palco MP3: Sandra Belê

07/06 – DOMINGO

17h – Pelo Mundo da Dança

Marina Carneiro – Dança – Campina Grande

Sinopse:  Marina Carneiro apresenta a história do Balé. Ela aborda desde o nascimento do balé de corte, nascimento do balé clássico, passando pelo romantismo e pelo balé neoclássico. O vídeo é feito de forma dinâmica, apresentando o panorama social geral da época, artistas conhecidos que viveram naquele período e como isso tudo conversa com o nascimento dessa dança. Marina é bailarina profissional, professora de dança e estudante de Arte e Mídia na UFCG.

Ficha técnica – Apresentação, edição, roteiro, direção de arte: Marina Carneiro/  Câmera e captação de áudio: Sóstenes Carneiro Lopes

Redes sociais: @mar.ina.artes / @angatuportaldearte

17h45 – As Aventuras de Trupizupe

Yorrana Bizai – Teatro – Queimadas

Sinopse: Trupizupe é um anti-herói brasileiro. É um cidadão nordestino que sobrevive em nossa sociedade, trazendo consigo a força do fraco, a esperteza da ingenuidade, a ambiguidade das suas atitudes e ações. Esta adaptação tem como base os textos e obras do escritor Bráulio Tavares que demonstra claramente como é possível encontrar graça na simplicidade do cotidiano. O vídeo em questão mostra uma das aventuras de Trupizupe em um reino distante. A montagem desse texto pretende preservar a simplicidade com que ele é construído e remete o espectador a rir e pensar sobre o seu próprio ridículo.

Ficha técnica – Elenco: Yorrana Bizai (Trupizupe), Gabriel Madureira Attem (Vice-Rei), Ronaldo Lima (guarda) /Fotografia: Jaciara Pereira e Yorrana Bizai / Edição e Montagem: Michael de Andrade / Produção e Direção: Yorrana Bizai

Redes sociais:

Instagram: @yorranabizai

18h15 – Magia

Flávio Manzano – Circo – João Pessoa

Sinopse: O artista Flávio Manzano realiza em sua apresentação de circo truques tradicionais de mágica utilizando objetos comuns do dia a dia. Seus números envolvem a agilidade do ilusionismo que foge do alcance dos olhos.

Ficha técnica – concepção, performance, captação de imagem, edição: Flávio Manzano

Redes sociais:

Instagram: @flavio_manzano

18h30 – Palhaça Beterraba

Renata Dourado – Circo – Cabedelo

Sinopse- No mini espetáculo solo de Beterraba, a palhaça se depara consigo mesma diante de um novo e velho mundo transformado pelo cenário de pandemia mundial. Neste contexto, em sua casa, assume seus afazeres básicos de maneira prática e divertida. Para Beterraba, estar viva é reconhecer-se, experimentar, contar história, mexer o corpo e ser ativa no mundo. A artista multilinguagem Renata Dourado entende que a palhaçaria é uma potência no seu “artevismo” político-estético.

Ficha técnica – concepção, atuação, montagem e edição: Renata Dourado /Provocação: Georgianna Dantas

Redes sociais:

Facebook: Renata Dourado

Instagram: @douradorenata

18h45 – Corage na Tela – Graffiti em tempos de pandemia

Ítalo Tavares  – Artes Visuais – Campina Grande

Sinopse: Passo a passo de uma obra de graffiti como arte urbana e suas concepções históricas. Video também mostra o espaço em que o artista vive e produz, destacando as ferramentas e técnicas utilizadas no graffiti e também na obra.

Ficha Técnica – Farias  Autoria, produção, direção, direção de arte, roteiro, execução, edição e pintura:  Ítalo Tavares / Depoimentos: Ariadne Meira (cunhada – psicóloga); Igor Araújo (irmão – Estudante Computação); João de Deus (Pai – aposentado do IBAMA);  Marta Lúcia (mãe – bancária aposentada)

Redes sociais:

Facebook: Corage Graffiti

Instagram: @coragegraffiti e @italotaf

Site: about.me/italotavares

Programação Virtual

Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Semana 5.

 

03/06 – QUARTA

17h – Oficina de Coco de Roda da Paraíba: Um enfoque na corporalidade das danças, com a Mestra Ana do Coco Novo Quilombo (Culturas Populares)

17h30 – Família Circense em Fragmentos de Mágica, Aéreo e Cubo, com Montagem Circus (Circo)

17h45 – Literacultura, com Júnior Pereira (Literatura)

18h15 – Flores Baldias, com Flores Baldias (Música)

18h30 – Bodão. Voz, violão e poesia, com Bodão Ferreira (Música)

05/06 – SEXTA

17h – Dança em Casa, com BBoy Invictus (Dança)

17h45 – Devaneio compartilhando um processo, com Eulina Barbosa (Teatro)

18h15- A cena do Slam, com Mari Oliveira (Poesia Falada)

18h45 – Daqui de Casa, o São João da Gente, com Sandra Belê (Música)

07/06 – DOMINGO

17h – Pelo Mundo da Dança com Marina Carneiro (Dança)

17h45 – As Aventuras de Trupizupe, com Yorrana Bizai (Teatro)

18h15 – Magia, com Flávio Manzano (Circo)

18h30 – Palhaça Beterraba, com Renata Dourado (Circo)

18h 45 – Corage na Tela – Graffiti em tempos de pandemia, com Ítalo Tavares (Artes Visuais)

Ana Felippe

Flávio Freitas

Produtor Cultural

83.9 9609. 9590

Continue lendo

Destaque

VEREADOR ALDO ANDRADE: Nota de Repúdio e Esclarecimento.

Publicado

em

Vereador Aldo Andrade
header ads

Eu, Aldo Andrade, Presidente da Câmara Municipal de Bernardino Batista/PB, repudio, veementemente, os ataques por meio de “fake news” que venho sendo vítima nos últimos dias por pessoas ligadas ao grupo de oposição deste município, pondo em circulação nas redes socais inverdades e uma série de calúnias e difamações na tentativa de macular a minha honra e respeitabilidade.

As invencionices não têm limites. Estão divulgando por meio de mídia irresponsável e sensacionalista, que “discuti, agredi e tomei celular de um popular”, sendo um embuste tais afirmações. Jamais me envolvi em brigas e muito menos utilizei de atos de violência, rechaço tais condutas. Fui convidado por um amigo para uma janta e não aceitei ser filmado e muito menos monitorado sob injustas provocações, e, respeitosamente, me dirigi ao popular que estava de supino aproximando o celular de meu rosto e pedi que não gravasse vídeos e que me respeitasse, sendo a minha pessoa o alvo de detração.

O popular sequer registrou uma denúncia na Polícia Civil em meu desfavor. Ora, era o esperado na hipotética situação de agressão física, como foi divulgado caluniosamente, ou então ter chamado a polícia caso houvesse de fato um confronto. Nenhuma dessas atitudes foram tomadas pela suposta vítima, pois não existiram as situações a mim apontadas, sendo afirmações ardilosas com o único intuito de manchar o meu caráter e se há vítima, essa sou eu, que fui inesperadamente desrespeitado.

Não podemos tolerar a cultura do “fake news”, muito menos denunciações caluniosas motivadas por ódio e politicagem. Pauto a minha vida na honradez e no respeito ao próximo. Abomino toda e qualquer tentativa que impute condutas que jamais se coaduna com a minha personalidade, pois prezo pelo acatamento dos bons costumes.

ALDO ANDRADE
VEREADOR

Continue lendo

Destaques