Conecte-se conosco

Rio Grande do Norte

Maior reservatório do RN atinge 27,78% da capacidade hídrica

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula atualmente 659.255.992 m³ de água do total de 2,37 bilhões de metros cúbicos que comporta.

Publicado

em

Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, fica em Itajá, na região Oeste potiguar — Foto: Bruno Andrade
header ads

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, atingiu 27,78% do total de sua capacidade, que é de 2,37 bilhões de metros cúbicos de água. De acordo com o Instituto de Gestão de Águas (Igarn), atualmente o reservatório está com 659.255.992 m³.

Ainda segundo o Igarn, no mesmo período no ano passado o número chegava aos 21%, totalizando 503.957.333 m³. As reservas hídricas superficiais totais do estado atualmente são de 1.233.200.950 m³, o que corresponde a 28,17% da capacidade total das bacias potiguares juntas, que é de 4.376.444.842 m³.

Em comparativo com 2019, no mesmo período, o volume das reservas hídricas do RN era de 999.744.119 m³, percentualmente, 22,84% do volume total que conseguem acumular.

De acordo com o Instituto, a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do estado, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente 152.247.518 m³: 25,39% do seu volume máximo. No final de março de 2019, o manancial estava com 135.915.601 m³, o que corresponde a 22,66% da sua capacidade total.

O Instituto de Gestão de Águas avalia que os reservatórios potiguares têm tomados bons volumes de água. Foi assim também do Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, com capacidade para 44.421.480 m³. Ele acumula atualmente 11.448.873 m³, o que representa 25,77% da sua capacidade. No mesmo período de 2019 a barragem estava completamente seca

Nível de alerta e secos

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, cinco permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade total. Isso corresponde a 10,63% dos mananciais. Já os que estão secos são três, percentualmente, 6,38% dos açudes monitorados.

Segundo o Igarn, os mananciais que permanecem em nível de alerta são: o açude de Pilões, com 7,86% da sua capacidade total; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 2,45% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acumulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,88%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 0,7% e o açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,45%.

Os reservatórios que permanecem secos são: o açude Inharé, localizado em Santa Cruz; o açude Trairi, em Tangará e Japi II, em São José do Campestre.

Fonte: G1 RN
26/03/2020 17h44

--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Rio Grande do Norte

Casos confirmados de coronavírus no RN sobem para 77

Dados foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (30).

Publicado

em

header ads

Com 9 novos casos confirmados nesta segunda-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte passa a ter 77 pessoas com o novo coronavírus – Covid-19. De acordo com o boletim da Sesap, o estado tem 1494 casos suspeitos e 379 já foram descartados para a doença.

As cidades com casos confirmados são Natal (36), Mossoró (16), Parnamirim (10), Assú (1), Apodi (1), Caicó (2), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (2), São José de Mipibu (1), Tibau (1).

Segundo a pasta, há ainda dois casos confirmados de pessoas que moram nas cidades de Recife e Fortaleza, que foram atendidas no RN. A primeira morte por Covid-19 no estado aconteceu na noite de sábado (28): trata-se de um professor de química, de 61 anos. Até este domingo (29), 68 pacientes tinham testado positivo para a doença.

– Foto: Reprodução/G1 RN

Fonte: G1 RN 30/03/2020 12h39

Continue lendo

Rio Grande do Norte

MAJOR SALES/RN: Secretaria de Saúde iniciou Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza).

Publicado

em

header ads

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Sales, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza). Os Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem, estão realizando a vacinação na zona urbana e rural de forma domiciliar, priorizando nesta primeira etapa os idosos acima de 60 anos. A medida foi adotada por razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Todos os profissionais estão devidamente identificados, seguindo todas as normas de segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

SEGUNDA FASE:

A Campanha Nacional de Vacinação vai até 22 de maio. A próxima etapa começa no dia 16 de abril e a vacina estará disponível para professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas.

No dia 9 de maio, será o dia D de mobilização nacional e também o começo da terceira fase da campanha. Serão imunizados crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

Assessoria

Continue lendo

Rio Grande do Norte

URGENTE: Rio Grande do Norte, tem a primeira morte confirmada pelo COVID-19.

Publicado

em

header ads

A Secretaria de Estado da Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró acabam de confirmar, na noite deste sábado (28/03), o primeiro óbito pelo novo coronavírus no Rio Grande do Norte. A vítima é um homem de 61 anos, com histórico de diabetes, e que teve contato com caso suspeito.

O paciente deu entrada em hospital privado na cidade de Mossoró no dia 21 de março, na última sexta-feira (27) teve a confirmação que estava com a Covid-19, indo a óbito na noite deste sábado. O Governo do RN e a Prefeitura de Mossoró se solidarizam com a família e desejam força para superar esse difícil momento.

A morte de um potiguar por Covid-19 reforça o que tem sido recomendado diariamente: a população que pode, deve ficar em casa, e todos devem seguir as orientações das autoridades sanitárias. Esse período exige de cada um de nós consciência e responsabilidade.

Assessoria do Governo do Rio Grande do Norte

Continue lendo

Destaques