Conecte-se conosco

Cidades

TSE: cadastro biométrico se torna obrigatório em mais 1.725 cidades

Quem não fizer o procedimento terá o título de eleitor cancelado

Publicado

em

Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil
header ads

Os eleitores de 1.725 cidades terão que comparecer ao cartório eleitoral para fazer a revisão de seu título e realizar o cadastramento obrigatório da impressão digital. Quem não fizer o procedimento terá o título de eleitor cancelado e ficará impedido de votar na eleição municipal deste ano.

A lista com os novos municípios que passaram a ter o cadastramento biométrico obrigatório foi publicada ontem (10) no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre eles está uma capital, Fortaleza. O prazo para o eleitor comparecer ao cartório eleitoral, contudo, varia em cada localidade, e ele deve conferir as datas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado.

biometria – Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil

Nesta rodada, foram incluídos municípios de 17 estados. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia.

Quem perder o prazo para o cadastramento obrigatório das impressões digitais e tiver o título cancelado ainda pode tentar regularizar sua situação até 6 de maio. Após essa data, quem não estiver em dia com o documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Desde 2008, 117 milhões de pessoas fizeram o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, num universo de 147 milhões de pessoas aptas a votar, segundo dados do TSE. Na eleição de 2018, os eleitores de 2.793 municípios já estavam obrigados a ter os dados atualizados. A Justiça Eleitoral quer concluir a coleta das impressões digitais de todos os eleitores até as eleições de 2022.

Fonte: Agência Brasil
Publicado em 11/02/2020 – 17:31 Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil – Brasília
Edição: Liliane Farias

--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Poço Dantas

Pré-candidato a prefeito Zé Almeida emite mensagem em homenagem ao dia dos pais.

Publicado

em

header ads
Ser pai não é cargo nem função, mas sim uma das mais importantes missões a serem cumpridas na vida. Digo sem ter medo de errar, que a mais marcante herança que um pai pode deixar a seu filho (a), é a construção do caráter e os passos a serem seguidos. Foi assim que aprendi com o meu saudoso pai, Francisco de Almeida Castro (Caboclo Maria). Desejo a todos pais, filhos e mães que fazem ou fizeram o papel de pai, um Feliz Dia dos Pais!

Uma das funções do pai é oferecer ao filho um código que sirva de bússola no aspecto moral. A figura paterna ajuda a estabelecer limites e normas e ajuda a criança a fixar padrões de comportamento social. Não se nasce pai, torna-se pai. Criar e cuidar de um filho são tarefas árduas que exigem afeto, esforço, tempo, dedicação e paciência.

Os filhos necessitam de apoio e segurança e de valores que naturalmente cabe ao pai transmitir. Os jovens procuram no seu pai um modelo com o qual possam se identificar. Se o pai está ausente, outros modelos virão ocupar esse vazio, com grande probabilidade de não serem modelos propriamente exemplares. Há uma diferenciação entre o conceito de pai e de genitor. O conceito de pai liga-se a ideia de afetividade, enquanto o conceito de genitor liga-se a ideia de genética.

Ser pai é estar presente na construção de um futuro melhor para nossos jovens e crianças, contribuindo de maneira exemplar para uma sociedade mais livre, justa, fraterna e solidária.

Um feliz Dia dos Pais.
É o que lhes deseja.

Zé Almeida
Pré-candidato a prefeito.

Continue lendo

Joca Claudino

MAIS UMA ADESÃO: Rinaldo Cipriano e Otávio Neto recebem mais um apoio ao projeto político em Joca Claudino.

Publicado

em

header ads
O pré-candidato a prefeito Rinaldo Cipriano e o pré-candidato a vice-prefeito Otávio Neto, receberam na tarde desse Sábado 08, mais um importante apoio ao projeto político do grupo de oposição da cidade de Joca Claudino, no Alto Sertão Paraibano.

A professora Maria José e família anunciaram apoio  ao projeto político do pré-candidato a prefeito Rinaldo Cipriano e Otávio Neto.

O grupo de oposição vem recebendo vários apoios políticos desde o anúncio da pré-candidatura de Rinaldo Cipriano e Otávio Neto.

Da Redação do Uiraúna em Foco.

Continue lendo

Poço Dantas

Pré-candidato a prefeito Zé Almeida presta entrevista e diz que Poço Dantas cresceu para baixo igual a rabo de cavalo.

Publicado

em

header ads
O pré-candidato a prefeito pela oposição de Poço Dantas, empresário Zé Almeida (Solidariedade) concedeu uma entrevista sábado (8) de agosto ao Programa Passando a Limpo da Rádio Mais FM 100.1 – Uiraúna-PB apresentado pelo diretor presidente da emissora Erivan Morais e pelo radialista Geraldo Andrade. O empresário Zé Almeida estava acompanhado do assessor jurídico, advogado Francisco Romano Neto, da coordenadora da pré-campanha Marta Almeida e de Damião Almeida Maciel.

LIDERANÇAS POLÍTICAS QUE APOIAM ZÉ ALMEIDA

O pré-candidato a prefeito da oposição Zé Almeida é presidente do Diretório Municipal do Solidariedade. Ele conta com o apoio do presidente estadual do Solidariedade e vice-prefeito de João Pessoa, ex-deputado federal Manoel Júnior, do deputado estadual Lindolfo Pires (Podemos), do ex-presidente da Câmara Municipal e pré-candidato a vice-prefeito, Dedé de Assis, do presidente da Câmara Municipal, vereador Bosco de Ataíde (SD) e dos vereadores Rildo Almeida (SD), Nildo de João de Mário (SD) e da vereadora Lourinha de Dedé de Assis (SD).

O líder da oposição ainda conta com o apoio da ex-primeira-dama, ex-secretária de saúde e ação social e pré-candidata a vereadora, Branca Pereira (a Meninona), do primeiro vice-prefeito de Poço Dantas e líder político no Distrito de Tanques, Del Pereira, do primeiro suplente da oposição e pré-candidato a vereador, Neguinho de Chico Manoel (SD), do líder político do Distrito de Tanques, Josinaldo Limeira, dos pré-candidatos a vereador João Paulo Pinheiro da Baixa Verde, Toinha da Boa Vista, Edileuza Almeida, Dedé de Moisés, Zé de Ataíde, dos líderes políticos do Distrito de Tanques Valdo de Serafim, Zé Eliomar, da ex-candidata a vereadora, Cristina Martins e demais lideranças locais.

DADOS DE POÇO DANTAS.

Segundo dados do IBGE. A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 17.54 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 5 para cada 1.000 habitantes. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010] – 0.525. Em 2018, o salário médio mensal era de 1.7 salários mínimos. Apresenta 13.7% de domicílios com esgotamento sanitário adequado.

Indagado o que o levou a disputar o cargo de prefeito de sua terra natal Zé Almeida disse “Quando da emancipação política de Poço Dantas já tinha esse desejo, mas por motivo de trabalho esse sonho foi adiado. A população sempre me cobrou para que eu me lançasse a prefeito. Agora reuni familiares e amigos e lancei o meu nome como pré-candidato a prefeito. Quero deixar o meu legado. Poço Dantas tem crescido para baixo igual a rabo de cavalo. O meu sonho é melhorar Poço Dantas. É um desejo de coração ”, ressaltou Zé Almeida.
“Caso seja eleito o nosso governo terá o compromisso de cuidar das pessoas. Os cidadãos e as cidadãs deverão ser bem acolhidos, sentir confiança e segurança nas equipes e nos serviços de saúde. Caso o povo nos conduza ao poder, no nosso governo vamos assegurar as condições para o pleno funcionamento das escolas, como espaço educativo de qualidade, com estrutura adequada e profissionais valorizados. Vamos também priorizar o melhoramento das estradas vicinais”, assegurou o pré-candidato Zé Almeida.

“O chamado Fossão é um descaso total da Administração Pública em Poço Dantas. Antes do fossão a gente tomava banho lá e pescava no rio. Existe um mau cheiro no local. Existe a poluição do Rio do Peixe. Isso é muito grave uma vez que o Rio do Peixe deságua na barragem Capivara, em Uiraúna”, pontuou Zé Almeida.

“Possuo domicílio eleitoral em Poço Dantas. Sou proprietário rural no Município. Pretendo investir em Poço Dantas. Tenho como metas instalar um Posto de Combustível e uma Farmácia Veterinária para gerar emprego e renda para os poçodanteses. Pretendo investir em Poço Dantas porque amo a minha cidade”, revelou o pré-candidato a prefeito Zé Almeida.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Continue lendo

Destaques