Home > Saúde > 5 coisas que você não deve ingerir de estômago vazio

5 coisas que você não deve ingerir de estômago vazio

Nem tudo pode ser consumido em jejum. Muitas vezes, o estômago não recebe bem determinados alimentos, bebidas e substâncias – o que pode causar gastrite e problemas até mais graves. Veja o que evitar:

Anti-inflamatórios

São ácidos e, por isso, têm vários efeitos no trato digestório. No estômago, diminui a defesa da mucosa por baixar a produção de prostaglandinas, o que reduz a barreira de muco e bicarbonato – além de aumentar a permeabilidade de células estomacais e reduzir o fluxo de sangue para a mucosa. Isso a torna mais suscetível a ação do suco gástrico, causando gastrites e úlceras.

Café

A cafeína estimula a secreção de ácido, a redução do fluxo sanguíneo para a mucosa e a diminuição da produção de muco protetor. Esses efeitos podem levar a lesões e são em parte atenuados quando a bebida é consumida depois de comer.

Álcool

A substância, por si só, já é bastante nociva ao estômago: pode causar desde gastrites até cirrose e tumores no trato digestório. Quando consumida em jejum, acelera a velocidade de absorção, o que aumenta os riscos de desenvolver esses problemas. O ideal é, previamente, ingerir alimentos sólidos, ricos em proteínas, fibras e gorduras para reduzir os riscos.

Chiclete

O ato de mascá-lo em jejum estimula a produção de suco gástrico, nocivo ao estômago vazio. Isso porque, com a mastigação, o estômago entende que precisa se preparar para receber o alimento e fazer a digestão, liberando a secreção ácida. Esse movimento pode resultar em feridas e gastrites erosivas.

Sucos cítricos

Embora essas bebidas possam trazer benefícios por serem fontes de vitaminas e sais minerais, ainda é uma questão de debate se tomar limonada em jejum pode ser uma atitude saudável. De modo geral, pode ser dito que, em algumas pessoas, o consumo de sucos cítricos em jejum é capaz de causar sintomas como azia e dispepsia. No entanto, não há uma orientação que seja capaz de englobar toda a população: a recomendação deve ser individualizada, levando em conta particularidades como dieta e tolerância a alimentos ácidos.

F: Minha Vida

Sobre Francisco Marcos Ferreira

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.