Header Ads

Header ADS

No dia Mundial da Água, Wilson Filho cobra atenção para conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco

Substância mais comum presente no planeta, a água ocupa, aproximadamente, 71% da superfície da Terra
Neste dia 22 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Água, o deputado federal Wilson Filho (PTB) aproveitou a oportunidade para cobrar do Governo Federal agilidade na conclusão das obras da Transposição do Rio São Francisco. “Como nordestino, conhecedor de um estado como a Paraíba de ponta a ponta, sei que o Sertão precisa com urgência dessa água. Não dá para pensar em um estado desenvolvido e forte, economicamente, sem termos o básico, que é a água”, afirmou.

O parlamentar, que é coordenador da bancada federal paraibana, ressaltou sua atuação em prol dessa causa. “Sempre coloquei recursos e emendas para obras hídricas e estarei sempre junto para defender a Paraíba nessa e em outras necessidades”, comentou.

Substância mais comum presente no planeta, a água ocupa, aproximadamente, 71% da superfície da Terra. Apesar de parecer muito, algumas regiões do Brasil, principalmente o Nordeste, ainda sofre com a escassez d’água.

Transposição – O Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma obra do Governo Federal. O Eixo Leste, inaugurado em 2017, garante a segurança hídrica da população da Paraíba, atendendo os municípios de Monteiro, Campina Grande, Barra de Santana, Caturité, Queimadas e mais 27 cidades paraibanas. Para finalização do Eixo Norte, a previsão é que ocorra ainda no ano de 2018. Nesse trecho da obra, na Paraíba, serão atendidos os municípios de Monte Horebe, São José de Piranhas, Cajazeiras e região.

Wilson Filho defende que seja incluída no projeto a construção do Ramal Piancó, também conhecido como o terceiro braço da transposição na Paraíba. Este sistema levará água do rio São Francisco por um ramal com entrada pelo rio Paraíba, no município de Piancó, no Sertão paraibano. O projeto prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios, que possuem problemas de abastecimento.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.