Ricardo destaca situação fiscal do Estado e questiona demora da governo em autorizar empréstimos


Quatro meses após “recuperar” a nota B- na Avaliação da Capacidade de Pagamento da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o Estado da Paraíba ainda não recebeu o aval do governo federal para contrair os empréstimos aprovados pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Em entrevista concedida na última semana à TV Master, o governador disse que não há motivos para a União negar os empréstimos e destacou os dados positivos apresentados pelo diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, em encontro recente com o governador.

“Ele registrava a compreensão que ele tem da Paraíba e me adiantava esses dados que atestam que em relação grande maioria dos Estados do Brasil a nossa situação é crescente, positiva, corajosa, e que nos dá uma certa autonomia”, disse o governador.

“Nós temos capacidade de pagamento, a gente roda com superávit a cada final de ano, pagamos nossas contas. Desde que eu entrei pago a folha dentro do mês, as empresas recebem. Os indicadores de investimento aumentaram e o comprometimento da receita corrente liquida com a com a folha caiu. Não há motivo para a demora do governo do federal em atender de forma republicana o Estado da Paraíba”, completou.

O governador acrescentou que, para estabelecer uma condição de controle no Estado, fez os cortes necessários. “Ninguém está pedindo para atender o governador, mas o Estado que conseguiu isso e que fez esforço para isso. Tivemos a capacidade de cortar e tomar medidas que alguns criticavam e hoje todos sabem que eram medidas corretas”, disse.

Somados, os empréstimos aprovados pela Assembleia Legislativa já chegam a 1,7 bilhão. São operações de crédito ligadas a Corporação Andina de Fomento (CAF), Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Banco Mundial e Banco Europeu. Para ser liberado, o governo estadual precisa de autorização do Tesouro Nacional.

Fonte: Blog do Gordinho

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by OddThemes & Distributed by Blogger Templates