Pesquisadores da PB criam tecnologia que melhora uso de biogás como combustível


Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresentaram um projeto inovador no 21º Seminário Nordestino de Pecuária (PEC-Nordeste), realizado na última semana, em Fortaleza (CE). Nilton Silva, professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ), do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), e Rossino Ramos, do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), desenvolveram e expuseram na feira de agronegócio uma tecnologia de purificação e pressurização de biogás, melhorando o uso da substância como combustível. 

O  tema da feira, este ano, foi ‘A água e o semiárido: uma nova postura’, e os servidores da UFCG foram ao evento com o intuito de apresentar alternativas para o tratamento de resíduos de cadeias produtivas da pecuária. Os inventores atuam no Peasa da UFCG e têm como motivação o desenvolvimento de tecnologias adaptadas para o homem do campo, principalmente, na região do semiárido brasileiro.

A tecnologia com patente depositada pela UFCG atende ao problema de distribuição e armazenamento de biogás para biodigestores (equipamento para produção de biogás) de pequeno e médio porte. Mais informações podem ser encontradas no site do Seminário Nordestino de Pecuária.

Fonte: Portal Correio

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by OddThemes & Distributed by Blogger Templates