Educação de Vieirópolis realiza II Seminário de Integração Pedagógico, define metas, e implantação do PCCRs da Categoria; Fotos e Vídeos


II SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO PEDAGÓGICA – SIPE “Construindo uma Nova Educação para Vieirópolis: buscando qualidade e compromisso social para todos”, realizado nos dias 03 e 04 de julho de 2017.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar”. (Paulo Freire, Pedagogia da Esperança).
O II Seminário de Integração Pedagógica-SIPE ocorreu em conjunto com a instalação do Fórum Permanente de Educação na Audiência Pública realizada no dia 03 de julho, na Sede do CRAS. Na ocasião, a Secretária de Educação Professora Kátia Maria Pinto de Oliveira declarou aberto o Fórum Permanente de Educação. Contou com a presença ilustre do Senhor Prefeito José Célio Aristóteles que empossou os membros titulares e suplentes na solenidade. Fez-se presente também ao Cerimonial a Secretária de Ação Social-Eugênia Pamplona, o Presidente do Conselho Municipal de Educação-José Aurílio, o Presidente do CAE–Pe. Eliseu Soares e a Presidente do Sindicato dos Professores-Edilene dos Santos.


O evento aconteceu em três momentos distintos, mas integral no seu planejamento multidimensional com a participação maciça dos profissionais da educação e do magistério. No primeiro momento foi realizada a Audiência Pública de Instalação do Fórum Permanente Municipal de Educação, seguido da Palestra Magna de fundamentação teórica com a Professora Josefa Neumira Abrantes Sarmento, com o tema: A importância do Plano Municipal de Educação. No segundo momento aconteceu a socialização das ações da SEMED e das unidades escolares, bem como informes pedagógicos e administrativos. No terceiro momento, na manhã do dia 04/07 aconteceu a palestra com a Técnica do MEC, Professora Francisca Ribeiro de Sousa – Avaliadora da Rede de Assistência do PCR dos municípios da 10ª Gerência. 



Considerando que o Fórum é de caráter permanente, sua composição considera a participação de grupos organizados no município, como movimentos, associações, conselhos, sindicatos, entre outros. A participação viabiliza a representação dessas organizações, fortalece os vínculos, dá suporte e apoio aos representantes e aos órgãos e entidades nesta instância. Lembrando que o Fórum é uma das ações contidas no Plano Municipal de Educação do Município de Vieirópolis que traça metas e estratégias para a melhoria da qualidade na educação ofertada no município.



A Secretária Kátia Maria ressaltou que o Fórum é um importante espaço de interlocução entre a sociedade civil e o município na busca pela qualidade de ensino. É compreender que a educação é um processo de socialização cultural de vida no qual se constrói, se mantem e se transforma. Declarou ainda, que o fazer pedagógico é o principal instrumento para emancipação do homem. É definir a intencionalidade de educação/escola. Há que se definir também a interdisciplinaridade como uma exigência para a prática humanizadora de educação na contemporaneidade.


Em suma, o II Seminário de Integração Pedagógica foi um evento histórico nos anais do Sistema Municipal de Ensino de Vieirópolis, pontuando a ressignificação relevante político-educacional sinalizando o elo entre os profissionais da educação básica e a democracia em seu escopo pleno.


................................
.....................
........................
.......................................
........................................
...............................
......................
..................................

Fonte: Repórter PB

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by OddThemes & Distributed by Blogger Templates