Panela de pressão explode dentro residência e por pouco na causa uma tragédia, em Conceição

Imagem Ilustrativa

Uma panela de pressão explodiu dentro de uma residência, localizada na rua João Claudino Vieira, no centro da cidade de Conceição. O fato ocorreu neste domingo (28).

De acordo com informações de vizinhos, a dona de casa, identificada como Edivânia, havia colocado a panela no fogo, quando ocorreu a explosão. O utensílio doméstico bateu no teto antes de explodir.

Por sorte ninguém ficou ferido na residência.

Orientação do portal para evitar acidentes com panela de pressão

É importante saber como usar para evitar acidentes domésticos com a panela de pressão, e para isso basta seguir algumas regras básicas de segurança.

Compra: Antes de qualquer regra de segurança você deve saber que é muito perigoso a compra de panelas de pressão em ambulantes, pois não temos como saber a procedência e se ela foi testada corretamente. Procure comprar em lojas que possam te fornecer uma nota fiscal e o mais importante é conferir se a panela contem o selo do inmetro, pois isso significa que ela foi testada, aprovada e não apresenta riscos.

Capacidade: Leia o manual e descubra qual a capacidade que você deve usar da sua panela, uma panela cheia demais pode entupir a válvula o que é extremamente perigoso. Ex: Em uma panela com capacidade de 5 litros deve ser usado apenas 3 litros aproximadamente.

Cuidados diários:

Confira sempre se a válvula esta funcionando ou seja se ela esta soltando pressão, se ela de repente ela parar de fazer barulho desligue o fogo e espere a panela esfriar.

Assim que a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo já que ele a água dentro não vai aumentar de temperatura não é necessário a chama alta.

Se começar a soltar vapor pela lateral (borracha) troque, pois ela esta danificada. Não permita crianças na cozinha quando a panela estiver no fogo.

NUNCA ABRA A PANELA SEM QUE TODA PRESSÃO TENHA SAÍDO.

Problemas na Válvula: Se sua panela não estiver soltando pressão, pode indicar algum entupimento e para resolver esse problema será necessário retirar a pressão de forma manual ou com o auxilio de um garfo ou faca levantando delicadamente a válvula para liberar a pressão.

Lavagem: Ao lavar certifique-se de que toda a gordura e resíduos foram removidos pra não correr o risco de obstruir a válvula, outra coisa importante é higienizar a borracha da tampa e guardar separada da panela, pois quando junta ela pode lacear. Observe também sempre a data de validade de sua borracha e se apresentar rachaduras ou sinais de ressecamento ela deve ser trocada.

Dica: Tem uma panela de pressão velha? Não jogue fora ela é a melhor panela para fazer doces por ter seu fundo grosso, leve em uma loja de panelas ou na feira e peça para cortar e transformar ela em uma panela comum.

Fonte: Vale do Piancó Notícias

Share this:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by OddThemes & Distributed by Blogger Templates