Enem 2016: algumas medidas simples para o bom resultado


Circula nos aplicativos dos candidatos do Enem uma lista que ensina a estudar em casa sem distrações indesejáveis. São treze dicas compiladas pela australiana Michelle Rexex, de Sydney, formada em publicidade. “Na verdade, há uma febre de listas entre os alunos. Isso é normal e positivo. Ajuda a organizar a rotina”, aprova a psicanalista e orientadora educacional Claudia Gindre, do Rio de Janeiro. Isso posto, copie e cole as dicas de Michelle:

1. Se estiver em casa, não fique de pijama.

Sentir-se confortável é importante, mas vestir pijama dá mais chances de querer descansar com frequência.

2. Tenha uma garrafa de água por perto.

Se for só um copo, terá que fazer muitas pausas para reabastecê-lo, o que prejudica a concentração.

3. Coloque o telefone em modo avião.

Lembre-se de que a cada apito de notificação você vai parar de estudar para ler. Oito horas depois, estará entretido com o Instagram sem ter aprendido nada.

4. Monte um mapa de ação.

Planeje os assuntos que vai estudar e o tempo que dedicará a cada um. Isso ajuda a não se sentir sobrecarregado de coisas ainda por fazer.

5. Pregue anotações de dados importantes em locais para onde você sempre olha.

Funciona muito bem para fórmulas e datas. Cole post-its em lugares-chave, como a porta do armário no quarto e o espelho do banheiro.

6. Use marcadores de cores diversas, mas com limites.

Marcar assuntos e ideias é uma maneira de se lembrar daquele ponto logo de cara, quando for revê-lo. Mas limite a tática apenas a informação muito importantes, se não a vantagem se perde.

7. Dê-se uma recompensa quando atingir uma meta.

Talvez um chocolate depois de ler três parágrafos ou um episódio de sua série preferida após duas horas de estudo. O prêmio conforta e também é motivação pra chegar ao objetivo.

8. Forre a parede em frente à escrivaninha com resumos, bem na altura dos olhos.

Você lê sem perceber e retém melhor as informações.

9. Respeite a hora de dormir.

Passar a noite em claro pode parecer uma boa ideia, mas quanto mais cansado estiver, pior será sua memória. O ideal para corpo descansado e mente alerta são oito horas de sono.

10. Escreva à mão.

Ao pôr as informações no papel, você vai memorizando enquanto escreve. Se não tiver paciência para copiar tudo, faça resumos, que depois podem ser usados para estudar.

11. Se digitar, use a fonte Times New Roman.

É sabido que a Times New Roman está muito próxima da Comic Sans na categoria “fontes ruins de olhar”, mas é uma das mais rápidas para ler.

12. Não escute música que você conhece e gosta.

Se souber a canção de cor, vai ficar acompanhando a letra na cabeça e isso desconcentra. Dê preferência à música instrumental ou a artistas desconhecidos.

13. Faça pausas sem dor na consciência.

Ninguém consegue ficar ligado o tempo todo. O cérebro merece descanso.

Fonte: Veja

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias