Desembargador José Aurélio da Cruz renuncia à presidência do TRE da Paraíba


O desembargador José Aurélio da Cruz, renunciou à presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). O anúncio foi feito durante sessão realizada na tarde desta quinta-feira (13).

Com a decisão do desembargador, quem assume a vaga é a atual vice-presidente, Maria das Graças Morais Guedes, que também era a corregedora da Corte Eleitoral.

Ela aproveitou a ocasião para pedir o apoio dos colegas e dos servidores da Casa para administrar o TRE.

“É uma honra assumir a presidência do Tribunal. Com certeza, não medirei esforços , dentro das minhas limitações. Agradeço a confiança que a mim foi delegada quando me conduziram à Mesa Diretora da Casa”, declarou a magistrada.

Os demais membros da Corte destacaram a atuação do desembargador José Aurélio da Cruz que comandou as eleições de 2016 na Paraíba.

Os desembargadores José Aurélio da Cruz e Marias das Graças Morais Guedes assumiram os cargos de presidente e vice-presidente do TRE, respectivamente, em março deste ano.

Perfil do desembargador José Aurélio

José Aurélio da Cruz é natural do Município de Jacaraú/PB. Em 1977, tornou-se Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba. Ingressou no Poder Judiciário como Juiz de Direito em 1987, no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. No mesmo ano, assumiu a Comarca de Taperoá, passando também pelas comarcas de Queimadas, de Conceição do Piancó, de Santa Rita, de Campina Grande, na Comarca da Capital, foi Juiz de Direito do 3º Juizado Especial Cível e Criminal, Vara posteriormente transformada no 2ª Juizado Especial Cível, assim como foi Juiz da Vara dos Registros Públicos, da 16ª Vara Cível e do 2ª Tribunal do Júri, onde lá permaneceu por mais de uma década. Como Juiz Eleitoral, exerceu jurisdição na 27ª zona eleitoral da Comarca de Taperoá, na 59ª zona eleitoral de Queimadas, na 41ª zona de Conceição, na 2ª zona de Santa Rita, na 71ª zona de Campina Grande e na 64ª zona eleitoral de João Pessoa. Galgou ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade, cuja posse deu-se em 2012. É Vice-Presidente, no exercício da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, tendo sido ainda Corregedor Regional Eleitoral.

Perfil da desembargadora Maria das Graças Morais

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes nasceu na cidade de São Mamede, no sertão da Paraíba. Na infância e adolescência viveu entre os municípios de São Mamede e Patos (PB). Estudou em escola pública. Cursou a Escola Normal Estadual de Patos no grau de Professor com Formação Específica para o Magistério. Graduou-se Bacharel em Ciências Jurídica e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especializou-se em Direito Civil também pela UFPB. No ano de 1984 ingressou na Magistratura Paraibana e no mesmo ano tomou posse perante o Egrégio Tribunal de Justiça e assumiu a Comarca de Juazeirinho. Tem experiência na Corte de Justiça ocupado, em várias oportunidades, o cargo de juíza eleitoral e de desembargadora substituta. Atuou também na Corregedoria Regional Eleitoral e na Corregedoria da Justiça. Em 2012, foi a terceira mulher a tomar assento no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba ao assumir o cargo de desembargadora. Atualmente é Diretora da Escola Superior da Magistratura (ESMA), iniciando sua gestão em 02/02/2015.

Fonte: Blog do Gordinho

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias