TRISTE: AÇUDE ARROJADO EM UIRAÚNA TEM APENAS 1% DO SEU VOLUME. CONFIRA

Está próximo de mais uma vez a população de Uiraúna ter a chance de ver completamente seco o açude Arrojado. Segundo dados da AESA, em 2 de junho passado o manancial tinha apenas 1,4% de seu volume total.


O açude, que abasteceu por muitos anos Uiraúna, secou em duas estiagens nos anos de 1993 e 1998. Depois disso o Arrojado nunca esteve tão seco como está agora. O nível da água não tem mais profundidade, exceto um pequeno espaço no pé da parede, onde fica o porão.
A reportagem do COFEMAC esteve na manhã dessa terça-feira (26/JUL) no açude. A situação é triste e muito lamentável. É provável que hoje o seu volume não chegue nem a 1%. A água está ficando cada vez mais esverdeada. Pescadores estão pegando o restante dos peixes, antes que não haja mais na água oxigênio suficiente para mantê-los vivos. Em pouco tempo só vai haver lama e fedor no local.
Com o final do inverno e o começo da temporada de seca, em pouco tempo a água que resta deverá se acabar. E assim, 18 anos depois agente vai poder ver novamente o porão do Arrojado seco.
AÇUDE ARROJADO
Volume total: 3.596.180 M3
Volume atual: 51.992 metros cúbicos, ou 1,4% (medição em 2/6/2016)
CAPIVARA - em 31 de maio passado a barragem Capivara tinha 8,7% de seu volume total, ou seja 3,2 milhões de metros cúbicos (AESA).

VEJA FOTO GIGANTE DO ARROJADO EM 360°  AQUI  |AQUI

COFEMAC

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias