Parar de fumar: 13 passos para conseguir superar os primeiros dias sem cigarro


Considerado um dos vícios mais difíceis de serem abandonados, o tabagismo normalmente é enfrentado com muita força e dedicação por quem deseja parar de fumar para sempre. Como o começo da desintoxicação é sempre mais difícil, vale conhecer 13 dicas para conseguir superar os primeiros dias sem cigarro, segundo informações do site “WebMD”:

 

Dicas para parar de fumar


1. Nos momentos de fissura, ou seja, quando a vontade de acender um cigarro parece incontrolável, beba pequenos goles de água gelada ou faça pequenos lanchinhos com alimentos saudáveis para manter a boca ocupada.
2. Para se manter firme na decisão de parar, coloque em um cofrinho improvisado, todos os dias, a quantidade de dinheiro que gastaria em um maço. Quando sentir vontade de fumar, faça as contas e veja quanto está economizando ao deixar de comprar cigarro.

 
Publicidade

3. Escovar os dentes com frequência também ajuda a evitar a fissura, já que o sabor do creme dental e o sentimento de frescor diminuem a vontade de fumar.
 
4. Bebidas alcoólicas normalmente “chamam” o cigarro e devem ser evitadas neste momento em que você está começando a abandonar o tabagismo.
 
5. Procure ficar em ambientes onde fumar é proibido, como em shoppings, cinemas ou livrarias, por exemplo, que ainda garantem distração e tranquilidade.

6. Nunca tire da cabeça as razões pelas quais decidiu parar de fumar. Garantir mais fôlego, afastar doenças ou mesmo o nascimento de um filho são motivos comuns e que devem ser sempre lembrados.
 
7. Procure se distrair se exercitando na academia ou mesmo realizando caminhadas. A prática de atividades físicas ajuda a esquecer um pouco a fissura e alivia o estresse e ansiedade, fatores que normalmente fazem você acender um cigarro.
 
8. Mantenha-se ocupada e faça com uma agenda cheia de afazeres e compromissos para evitar que o tempo ocioso leve ao fumo.
 
9. Divida com as pessoas que ama a sua decisão e não tenha vergonha de pedir ajuda e compreensão. O apoio de amigos e familiares pode ser essencial para o sucesso.


10. Reduza ou corte completamente o consumo de café ou outras bebidas com cafeína. Estimulantes, elas podem fazer com que você sinta a necessidade de “relaxar” acendendo um cigarro.
 
11. Tenha em mente que, nos primeiros dias, você vai se sentir mais ansiosa, nervosa ou até mesmo triste. Mudanças de humor serão comuns e, em vez de desistir, converse com uma amiga ou faça um programa que sempre te deixa feliz.
 
12. Evite encontros com outros fumantes. Ficar perto do cigarro só fará com que você sofra ainda mais e aumente as chances de ceder à tentação, colocando o abandono do vício em perigo.
 
13. Depois de duas semanas você vai perceber que a fissura não será mais tão constante e que dependerá menos da nicotina. No entanto, se tiver uma recaída, não se preocupe ou se culpe demais. Isso faz parte do processo e, em vez de ser motivo de desistência, deve ser encarado como um esforço extra para retomar suas conquistas.

F: Sertão informado

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias