PRF flagra carro da PB com 1000 pássaros silvestres.

Policiais rodoviários federais resgataram 1.000 filhotes de canários-da-terra com traficante de animais silvestres no fim da manhã de hoje (30). O flagrante ocorreu por volta de 11h, no KM 240 da BR 110, em Petrolândia/PE, na divisa dos estados da Bahia e Pernambuco.


Durante abordagem a um automóvel, com placas de Patos/PB, os policiais encontraram 1.000 pássaros silvestres no interior do veículo, sendo transportados aglomerados em pequenas gaiolas. Questionado pelos policiais, o condutor do veículo informou que seguia de Itabuna/BA com destino a Caruaru/PE.
O homem de 60 anos já foi flagrado mais de dez vezes pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) traficando animais silvestres em diversos estados do Brasil, mas devido ter sido enquadrado no Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), o qual tem uma pena de detenção de seis meses a um ano, e multa, foi fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo, ou seja, possuí a pena máxima cominada em até 02 (dois) anos de cerceamento de liberdade ou multa, cabendo apenas um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
O idoso desta vez foi preso em flagrante pela PRF pois houve o transporte de animais silvestres sem autorização, concomitante a maus-tratos com resultado morte, haja vista que já haviam 15 aves mortas devido o transporte inadequado.
A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Paulo Afonso, e os animais serão levados nesta terça-feira para Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Salvador.
Essa ação ocorreu no dia em que se inicia a Semana Mundial do Meio Ambiente que é comemorada entre os dias 30 de maio e 05 de junho, devido este último ser considerado o Dia Mundial do Meio Ambiente, pois foi a data da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorreu em Estocolmo, Suécia, no ano de 1972. No Brasil, esse período foi estabelecido através do decreto nº 86.028/81 e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação do meio ambiente.
A Semana Mundial do Meio Ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.

Assessoria da PRF

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias