Cagepa deve aumentar o racionamento d'água a partir de junho.

A Cagepa, através do escritório local de Uiraúna, está sinalizando que vai tornar mais rigoroso o racionamento d'água nas localidades abastecidas pela adutora Capivara. Um dos motivos é a falta de conscientização dos consumidores que continuam desperdiçando o "preciso líquido". Segundo fonte da Cagepa, ao invés de economizar, alguns consumidores armazenam água em vasilhas e tambores, e depois gastam sem necessidade. Existem ainda consumidores que usam água das torneiras para lavar calçadas, veículos, molhar terreiros, entre outros desperdícios, que deveriam ser evitados.

Capivara abastece oito cidades, mais as comunidades rurais

A Cagepa informou ao Portal COFEMAC que a partir desse mês de junho a água vai faltar na sexta-feira pela manhã e só vai retornar na segunda-feira, também pela manhã. Serão três dias por semana sem água nas torneiras.
A grande preocupação atual é o baixo volume que a barragem Capivara conta nesse momento. Na última medição, realizada em 16 de março, só havia no reservatório 9,4% (ou 3,5 milhões de metros cúbicos). A medição foi feita em 16 de março; esse número atualizado para hoje é bem menor. O manancial pode está agora com um volume abaixo de 8%.
A boa notícia é que, apesar desses dados, Capivara tem água suficiente para abastecer a região até o final desse ano. Mas isso dependerá da colaboração da população no que se refere a economizar água.
Uiraúna, segundo dados da AESA, choveu de janeiro até agora (12/MAI) apenas 375,6 milímetros. Com números tão baixos, Capivara não teve recarga em seu volume d'água.

Uma notícia lamentável é o esvaziamento do açude Arrojado, que hoje tem apenas 1,8% do seu volume total. Com capacidade de 3,6 milhões de m3, ele tem hoje somente 66.512 metros cúbicos. O açude está vazio agora como esteve por duas vezes na década de 1990, nos anos de 1993 e 1998.
Não tendo mais a água do Arrojado para abastecimento, Uiraúna e mais oito cidades da região dependem totalmente de Capivara. Na maior parte da zona rural a situação é ainda pior; a população terá que ser abastecida por carros-pipa, até a chegada do próximo inverno.

COFEMAC

arrojado_17-4-2016-cofemac031
Açude Arrojado não acumulou nesse inverno, tem hoje apenas 1,8% de seu volume

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias