Pescadores começam a encontrar peixes mortos boiando no açude de Boqueirão, vereador faz alerta




Um fato já antecipado há algum tempo e que chama a atenção das autoridades de Cajazeiras pela gravidade do problema, coloca em risco a saúde da população, como também, o abastecimento d água do município que vem passando por um sério racionamento nos últimos meses, tendendo a piorar nos próximos dias. Neste domingo (06) o vereador Neguin do Mondrian (SD) procurou a reportagem do Blogdofurão para fazer um alerta a todos, segundo ele, alguns pescadores do açude de Boqueirão de Piranhas estão encontrando peixes mortos boiando, o que pode ser sinais da oxigenação da água devido ao baixo volume do manancial.

O vereador disse ser necessário uma ação dos órgãos competentes CAGEPA, ANA e DNOCS, para buscar uma solução o quanto antes, evitando que o problema se alastre. Ele ainda sugeriu um mutirão para retirada do peixe existente no açude, como forma de preservar a qualidade da água que poderá ficar condenada caso nada seja feito, reclamou.

Em suas participações nos programas de rádio o saudoso engenheiro agrônomo Adalberto Nogueira sempre chamava a atenção para a possibilidade da oxigenação, e cobrava medidas urgentes para evitar que o problema viesse a acontecer.

Segundo o diretor regional Neném da CAGEPA, o volume atual do açude dentro do sistema de racionalização que poderá ser expandido após o dia 18 de Abril, garante água para o abastecimento de Cajazeiras até Maio de 2017, o que é questionado por muitos.

Caso o açude venha a sofrer mesmo um fenômeno de mortandade de peixes, essa água estaria condenada, e o caos total estaria instalado no município, advertiu Neguin do Mondrian.

Blogdofurao.com

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias