Estudantes britânicos criam jaqueta para refugiados: ela se transforma em saco de dormir e barraca


Estudantes do Royal College of Art criaram uma jaqueta para refugiados, que também pode virar um saco de dormir e uma barraca. As informações são do portal de notícias britânico The Independent. 
A “Casa vestível”, como foi chamada, é revestida com um material fino e impermeável e alinhado com outro, que é isolante.
Os bolsos, também impermeáveis, ficam no interior da roupa e servem para colocar passaportes, carteiras, fotografias, entre outros objetos que devem ser protegidos do ambiente hostil.  
Os criadores do projeto foram Harriet Harris — tutor sênior em Design de Interiores e Arquitetura no Royal College of Art — e Graeme Brooker, e contou com o apoio dos alunos da faculdade. Harris se orgulha da concretização da ideia:
— Nossa intenção era chegar a uma ideia projetada para todos, e não apenas para a elite.
Os alunos estão realmente comprometidos com a iniciativa. Eles foram envolvidos em todo o processo, desde a idealização até a contratação de um fotógrafo, para registrar o feito.  
Harris, Brooker e os estudantes lançaram uma campanha que tem o objetivo de levantar 300 mil libras até o fim de fevereiro. Se conseguirem arrecadar a quantia, o projeto pode vir a ser auto-sustentável.
A jaqueta é branca por fora, tem vários bolsos e pode ser transformada em uma tenda que abriga até quatro pessoas. Segundo os idealizadores, eles optaram pelo branco por ser a cor da paz.
O revestimento ainda está sendo produzido, e os alunos estão trabalhando para criar um protótipo. A disponibilidade de distribuição das jaquetas está prevista para agosto deste ano.
Harris, Brooker e os alunos pretendem fornecer as “casas vestíveis” a agências do Reino Unido que ajudam refugiados, para que possam ser usados nas viagens.
— Eu quero, acima de tudo, ensinar meus alunos que o design deve ter um cunho social. Por estarem envolvido neste projeto, eles serão preparados para responder a todos os tipos de questões humanitárias importantes.

F: R7

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias