Mais de 100 toneladas de lixo são recolhidas da orla de João Pessoa no fim do ano.

Sessenta toneladas de lixo foram recolhidos da orla de Tambaú e Cabo Branco após festa de Réveillon (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Toneladas de lixo foram recolhidos da orla de Tambaú e Cabo Branco após festa de Réveillon (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Cerca de 104 toneladas de lixo foram recolhidas na Orla de João Pessoa pela equipe da Operação Limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), durante a passagem do ano de 2015 para 2016. O número corresponde a um aumento em torno de 15% com relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 74 toneladas foram recolhidas nas praias de Tambaú e Cabo Branco. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (4).

A Operação Limpeza da Emlur incluiu toda a extensão da Orla, desde a Praia do Sol até o Bessa, na divisa com Cabedelo, com a atuação das equipes de varrição e catação, além da coleta domiciliar regular.
De acordo com o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani, por volta das 10h da sexta-ferira (1º), a orla já estava limpa. “O maior volume de lixo, em geral, é visto nas primeiras horas do dia primeiro, quando as pessoas vão embora. Grande parte dessa sujeira pode ser reduzida se cada um cuidar da destinação correta do seu lixo, simplesmente levando para o coletor mais próximo”, disse ele.
As equipes iniciaram os trabalhos na quinta-feira (31) até as primeiras horas do dia 1º de janeiro ao longo de toda Orla da Capital. Na área de maior concentração de pessoas durante a festa localizado na divisa das Praias de Tambaú e Cabo Branco, a limpeza pós-evento ocorreu a partir das 6h da manhã com um contingente de mais de 100 homens que fizeram um arrastão na faixa de areia, calçadão e ruas circunvizinhas.

Ainda na Operação Limpeza da Emlur, o compactador transporta todo o resíduo produzido pela população, comerciantes, hotéis e restaurantes de toda a área da Orla para o Aterro Sanitário Metropolitano.

Coleta Seletiva
A Associação de Catadores de Rua de João Pessoa – Ascare atuou na catação de material reciclável das 10h às 3h da madrugada e coletaram cerca de mil sacos de 200 litros. A maior parte do material coletado é composta de garrafas pets e latas de alumínio. Todo o material recolhido na festa foi encaminhado para os galpões de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal.

Parte do material recolhido e transportado na coleta domiciliar pelos agentes da Emlur também passam por uma triagem no galpão localizado no Aterro Sanitário.
G1 PB

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias