Paraibano que pesava mais de 420 kg recebe alta hospitalar temporária e passa festas em Patos


O paraibano Carlos Antônio dos Santos, que ficou conhecido após sua mãe publicar um vídeo em redes sociais que mostrava as dificuldades enfrentadas por ele por conta do excesso de peso, passa o período de festas de fim de ano em sua cidade natal, Patos. Ele recebeu alta hospitalar temporária, após ficar cinco meses internado no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife.
Carlinhos, como é conhecido, deu entrada no HC em 9 de julho para se tratar de superobesidade. Quando chegou ao hospital, ele pesava cerca de 420 quilos. Hoje, Carlinhos já perdeu 150 quilos, está com cerca de 270 quilos, consegue dormir de bruços e já tem realizado curtas caminhadas.
De acordo com o chefe do Serviço de Cirurgia-Geral do HC, Álvaro Ferraz, Carlinhos “deve passar um mês em casa. Ao longo do tempo em que ficou internado no HC, recebeu atendimento de uma equipe multidisciplinar, realizou exercícios, fisioterapia e passou por acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico. Em Patos, ele ficará sob os cuidados da atenção primária de saúde da cidade”, afirmou o médico.
Álvaro Ferraz afirmou, ainda, que foi criado um plano de cuidado para Carlinhos com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social de Patos, que se responsabilizarão pelo caso nesse período.
A equipe do Hospital das Clínicas considera que a alta temporária Carlinhos vai auxiliar no processo de tratamento dele, além de servir como preparação para cada momento em que receber alta hospitalar.
Desde que foi internado, Carlinhos melhorou o padrão alimentar, consumindo de forma seletiva cerca de três mil a quatro mil calorias por dia, até que o tempo e posterior análise clínica decidam pela redução das calorias na sua dieta alimentar.
De acordo com a equipe médica que o acompanha no HC, ainda não é o momento de decidir se Carlinhos passará ou não por uma cirurgia de redução do estômago, sendo prioritária a recuperação de sua saúde para análise e decisão futura com relação à cirurgia.

Linduarte Júnior

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias