Chuva em mais de 20 municípios do RN dá esperança aos potiguares

As chuvas no Interior do RN entre esta quarta (16) e sexta-feira (18) trouxeram esperança para os que mais sofrem com a seca que castiga o Semiárido potiguar e Nordeste como um todo.
Potiguares amanheceram nesta quarta com uma paisagem atípica para o período: mais do que gotas de chuvas, indícios de esperança para o sertão nordestino.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) registrou chuvas em mais de 20 municípios, nas regiões do Oeste, Alto Oeste, Central, Seridó e algumas cidades do Vale do Açu. O maior volume de chuva apresentando foi em Olho D”agua dos Borges, na Região Médio Oeste, com 46 milímetros. Messias Targino ficou em segundo lugar até esta sexta, com 25 milímetros.
001As chuvas foram registradas nos municípios de Campo Grande, Felipe Guerra, Apodi, na Região Oeste; Pau dos Ferros, Rafael Godeiro, Lucrécia, Serrinha dos Pintos, São Rafael, Umarizal, Viçosa, Francisco Dantas, no Alto Oeste e Ipanguaçu e São Rafael, no Vale do Açu, e Parelhas, São João do Sabugi, Ouro Branco, Acari, Jardim de Seridó e Canguaretama.
Pelas redes sociais, os potiguares comemoraram as chuvas, que segundo eles, chegaram em boa hora. “Obrigada meu Deus por lembrar desse povo tão sofrido, vivendo numa cidade tão cinza! Chuvas!!! Vamos alegrar o coraçãozinho dessa gente”, diz a internauta Fátima de Azevedo. A empresária Adriana Vianna, que mora em Pau dos Ferros, comentou, “é um sonho uma coisa dessa”.
Em Serrinha dos Pintos, no Alto Oeste, o vendedor Dalton Fernandes Queiroz, comemora, “choveu ontem e hoje o tempo se mantém nublado, com certeza, as esperanças aumentaram”.
As chuvas são extremamente necessárias. Os reservatórios do RN se encontram em situação complicada. Muitos já estão seco, são eles:
f_56
Reservatórios em situação de risco
Alguns reservatórios do RN, apesar de não estarem secos, estão em situação crítica. A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, uma das mais importantes do Estado, se encontra com 21% de sua capacidade total que é de 2,4 bilhões m/³.
O reservatório é responsável pelo abastecimento através de sistema adutor, de 40 cidades, entre elas Mossoró, contabilizando em média 600 mil habitantes. Do ponto de vista econômico, a barragem é responsável por uma área de 30 mil hectares, localizado entre Assu e Pendências.
A Barragem de Santa Cruz, em Apodi, está com 32% de sua capacidade, que é de 599 milhões m/³. O Sistema Adutor do Alto Oeste está em obras. Finalizadas, a adutora deverá abastecer cerca de 30 cidades da região.
O reservatório de Umarí, em Upanema, está com 20% de água. Com um total de 292,8 milhões de m/³, o reservatório não abastece nenhuma cidade do RN. Centenas de carros pipas, todos dias, levam água para a Paraíba.
Na região, o Canal de Pataxó, em Ipanguaçu é o que está em melhor estado. Com 54%, o canal tem capacidade para 15 milhões de m/³. Os reservatórios que apresentam melhor situação são o de Extremoz e Touros, com 84% e 77%, respectivamente.
f_57
Colapso
Nesta quinta-feira (17), o Governo do RN entregou a adutora de Carnaúba dos Dantas, na Região do Seridó, o que possibilitou a saída do município da lista de cidades em colapso de abastecimento. No entanto, nesta sexta-feira (18), mais uma cidade entrou para a lista, desta vez Cerro Corá, na Região Central, fazendo com que o número de cidades em colapso se mantivesse em 17.
Municípios em Colapso: Até agora, o estado tem 17 cidades em situação de colapso no abastecimento de água. São elas: Acari, Antônio Martins, Currais Novos, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Cruzeta, Jardim do Seridó, Equador, Martins e Cerro Corá.
Outras 74 cidades estão em rodízio de abastecimento: Afonso Bezerra; Água Nova; Almino Afonso; Alto do Rodrigues; Angicos; Assu; Barcelona; Bodó; Caiçara de Rio do Vento; Caicó; Campo Grande; Carnaubais; Carnaúba dos Dantas; Coronel João Pessoa; Dr. Severiano; Encanto; Espírito Santo; Fernando Pedrosa; Florânia; Timbaúba dos Batistas; Jardim de Piranhas; Francisco Dantas; Guamaré; Ielmo Marinho; Ipanguaçu; Ipueira; Itaú; Janduís; Jardim de Angicos; José da Penha; Jucurutu; Lagoa de Velhos; Lagoa Nova; Lajes; Lucrécia; Macau; Marcelino Vieira; Messias Targino; Olho D´água dos Borges; Ouro Branco; Paraú; Parelhas; Passagem; Patu; Pau dos Ferros; Pedra Preta; Pedro Avelino; Pendências; Portalegre; Rafael Godeiro; Riacho da Cruz; Riacho de Santana; Riachuelo; Rodolfo Fernandes; Ruy Barbosa; Santa Maria; Santana do Matos; Santana do Seridó; São Fernando; São Francisco do Oeste; São João do Sabugi; São José do Seridó; São Paulo do Potengi; São Pedro; São Rafael; São Tomé; São Vicente; Severiano Melo; Taboleiro Grande; Tenente Laurentino; Triunfo Potiguar; Umarizal; Venha Ver e Viçosa.

Mossoró Hoje

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias