Bancos devem garantir atendimento preferencial durante greve na Paraíba

MP-Procon recomenda uso de funcionários para auxiliar idosos nos caixas.
Sindicato diz que abastecimento de caixas eletrônicos está garantido.







Os bancos devem disponibilizar funcionários para auxiliar os usurários com dificuldades, como os hipossuficientes, os idosos, as pessoas com deficiência e outros casos específicos durante a greve dos bancários, que chega ao terceiro dia nesta quinta-feira (8). O acordo foi firmado entre o sindicato dos bancários, Procon e Ministério Público.
Também foi recomendado aos bancos que garantam o pagamento dos servidores públicos, aposentados e pensionistas e que divulgue, em local de fácil acesso, o conteúdo da recomendação nas agências bancárias.
Segundo a diretora-geral em exercício do MP-Procon, promotora Priscylla Miranda Morais Maroja, é princípio fundamental da Política Nacional das Relações de Consumo a busca da harmonização dos interesses dos participantes das relações de consumo e compatibilização da proteção do consumidor com a necessidade de desenvolvimento econômico e tecnológico.
Greve dos bancários na Paraíba fecha pelo menos 160 agências (Foto: Aline Oliveira / G1)Greve na Paraíba fechou 129 agências até esta
quinta-feira (Foto: Aline Oliveira / G1)
Outra questão que foi contemplada no acordo, segun do o próprio sindicato, foi o abastecimento de dinheiro aos caixas eletrônicos, que deve continuar ocorrendo normalmente durante a greve.
De acordo com o presidente do sindicato da categoria na Paraíba, Marcos Henriques, somente no estado, a adesão à paralisação é de pouco mais de 91% do servidores, entre as agências públicas e privadas. A categoria deflagrou a paralisação nacional na terça-feira (6) cobrando dos banqueiros um reajuste salarial com ganho real, melhores condições de trabalho e contratação de mais funcionários.
Marcos Henriques avalia que o alto percentual de adesão demonstra o nível de insatisfação dos funcionários com a situação. “Estamos abertos ao diálogo, esperando um contato dos bancos para que seja sanada a situação”, comentou. Ainda de acordo com Marcos Henriques, será mantido o abastecimento dos caixas eletrônicos.
fonte G1 Pb

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias