Mais uma! Operação desarticula esquema de fraudes na Previdência na PB e PE e Cajazeiras está incluída nas investigações


Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (9) uma operação da Polícia Federal, que busca desarticular uma quadrilha que fraudava concessão de benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. A Operação 'Fanes' acontece em sete cidades paraibanas e em Recife, Pernambuco, numa parceria entre PF, Ministério Público Federal e o Ministério da Previdência Social. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos já chega a R$ 3 milhões desde outubro de 2014, podendo atingir o valor de R$ 100 milhões levando em conta a expectativa de vida dos beneficiários.

O termo 'Fanes' significa criação na língua grega e foi atribuída a operação porque quadrilha criava beneficiárias para acessarem aposentadorias e pensões. De acordo com as investigações da PF, documentações eram fraudadas para comprovarem exercício de atividade rural. Algumas vezes, segundo a Polícia Federal, os funcionários da Previdência Social autorizavam o benefício com base apenas na entrevista e sem apresentação de documentos.

Um total de 17 mandados de prisão preventiva, 11 de prisão temporária e 30 mandados de busca e apreensão foram expedidos e começaram a ser cumpridos no início da manhã desta quarta-feira por 140 policiais e 16 servidores da Previdência Social nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Cajazeiras, Patos, Puxinanã, Mogeiro, Caturité e Recife.

Após a autorização dos benefícios, empréstimos consignados já eram incluídos no nome dos beneficiários por meio de operadoras de crédito. A quadrilha ainda fraudava concessões de pensões por morte baseadas em documentos irregulares, seja por parte do morto ou do beneficiário.

Às 8h20, a Polícia Federal informou que uma mulher já havia sido presa e encaminhada para a sede do órgão em Campina Grande. Para mais informações da operação, uma entrevista coletiva será realizada no auditório da Delegacia de Polícia Federal, na Avenida Prefeito Severino Cabral, no bairro Mirante, em Campina Grande, às 14h.

G1
 (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias