JP tem 11 mil usuários de crack e PB é o 3º estado em que mais se consome drogas no país



Só foram mapeados usuários em vulnerabilidade social
Segundo o coordenador estadual de Política sobre Drogas, Túllio Polari, a Paraíba é o 3º estado que mais consome drogas no País. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) realiza cerca de 4 mil atendimentos mensais em João Pessoa. “A pesquisa da Fiocruz apontou 11 mil usuários de crack em João Pessoa, mas esse número é muito maior, pois foram mapeados aqueles que estão em vulnerabilidade social e econômica, apenas nas ruas. Não foi nos bares, boates, grandes empresas, onde também há dependentes. A Paraíba tem a maior rede de Caps do Brasil, mas não realiza internações”, revelou.
O primeiro passo para quem quer se livrar do vício é procurar o núcleo do Caps, onde será feita uma entrevista para identificar o tipo de necessidade daquela pessoa e iniciar o acompanhamento, com terapia psicológica e psiquiátrica duas vezes por semana e, se necessário, utilização de medicamentos, conforme Túllio.
Atendimentos são insuficientes
Túllio afirmou que os serviços de atendimentos não são suficientes e frisa a importância da prevenção. “Os Caps são uma grande ferramenta, um grande braço do governo em qualquer município, mas não resolve sozinho. Precisa do complemento das comunidades, ONGs, igrejas. É um trabalho intersetorial no qual todos ajudam todos. A parceria no trabalho de prevenção é muito importante. O Proerd da Polícia Militar já formou 14 mil crianças”.

F - PORTAL CORREIO

Compartilhe esta noticia:

Postar um comentário

 
Copyright © UIRAÚNA EM FOCO. Designed by Rafael Matias